quarta-feira, 30 de julho de 2008

Andréa Costalima lança “Sua Presença” seu primeiro álbum


Foto: Alice Ramos

A cantora marca sua identidade musical como intérprete e compositora.

Por Anne Pinto,

“Sua Presença”. Título de estréia da cantora baiana Andréa Costalima, no Teatro Módulo, no dia 07 de agosto, às 20h. Com desejo de ir mais além, tornar seu canto cada vez mais versátil a artista que iniciou sua carreira aos 15 anos, parte para trabalho solo e independente e lança seu primeiro registro como intérprete e compositora. Em “Sua Presença”, Andréa Costalima se lança em repertório vasto contando com parceiros como Yacoce Simões que empresta sua experiência e musicalidade produzindo juntamente com Tércio Guimarães, este responsável pelos arranjos do Cd.

Compositores consagrados empenham sua obra para que a voz de Andréa Costalima “encante e faça flutuar”. Nomes como: Tito Bahiense, a cantora e compositora Daniela Tourinho, Anderson Cunha, Gigi e Jorge Zarath. Sua Presença se caracteriza por traduzir num espetáculo musical, toda a experiência e a versatilidade da intérprete. Composições que marcam a história musical da cantora resgatando sua essência baiana. O Cd é recheado de melodias suaves que misturam MPB.

Trajetória

Em 2004 seu trabalho já começa a repercutir, foi vencedora do prêmio de melhor intérprete do II Festival da Rádio Educadora FM com a canção Mais uma vez. No ano seguinte, o show “Jóia Singular” volta a marcar sua personalidade como solista. Em 2006 Andréa abriu o show do cantor e compositor Arnaldo Antunes no projeto MPB Petrobras, onde a cantora teve oportunidade de mostrar seu lado compositora. No inicio de 2007, inicia sua primeira temporada do show “Sua Presença”, no 1º Panorama Cultural do Café Teatro Sitorne. Em seguida, Andréa passou a se dedicar a gravação do seu primeiro álbum, batizado de “Sua Presença”, nome da música que está entre as 50 selecionadas no VI Festival da Rádio Educadora FM 2008.


No Show, Andréa cantará acompanhada dos músicos Tércio Guimarães, no piano, saxofones, arranjos e coro; Jelber Oliveira, no piano e acordeom; Ronaldo Borges, no baixo; Marcelo Brasil, na bateria; Kabo Duca, na percussão; Duarte Velloso no violão e participações especiais de Tito Bahiense e Yacoce Simões no acordeom.

Repertório

Beija-Flor (Andréa Costalima); Mais uma vez (Gigi); Imã (Ricardo Guimarães); Sua Presença (Andréa Costalima); O Balé da Bala (Jorge Zarath, Gerson Guimarães e Tenison Del Rey); Tempo de Sereno (Anderson Cunha); Ciranda (Tito Bahiense); Alegria (Andréa Costalima e Tércio Guimarães); Mar de Rosas (Gigi) e À Vontade (Daniela Tourinho).


Sobre Sua Presença

Marca definitivamente a estréia da cantora Andréa Costalima no ral dos grandes nomes da música brasileira. “Beija-Flor”, primeira faixa do álbum, ganha leves acordes de piano. A música composta por Andréa, fala do amor perdido e nunca esquecido “Beija-flor cadê o meu amor? Que um dia se perdeu”. Não perdendo o romantismo, a segunda canção trás o encanto da paixão, se apresenta forte na letra, na melodia e no desejo de encontrar Mais uma vez. Com participação de Tito Bahiense, a terceira faixa intitulada Imã, encanta com o soar do acordeom, instrumento que representa a diversidade do som em um só ritmo. A sétima faixa, também de autoria do músico, Ciranda, vem em toque leve de marchinha, lembrando a trilha sonora dos bons tempos de folia.

Música que dá nome ao álbum, Sua Presença apresenta o lado autoral da cantora. Acompanhada de instrumentos suaves, Andréa mostra o encontro da paixão - “Suavemente você chegou em minha frente e me fez ver que o amor pode ser real” - e realça o carinho e gentileza de um amor verdadeiro. Em Alegria, oitava faixa do Cd, Andréa divide a composição com o músico Tércio Guimarães, a canção em homenagem a sua filha que traduz o nome Letícia, brinca com o lúdico e com as fantasias da criança.

Nomes consagrados participam do amadurecimento musical da cantora, Jorge Zárath, Anderson Cunha e Gigi, mostram com suavidade e poesia a melodia na voz de Andréa nas canções: O Balé da Bala, Tempo de Sereno e Mar de Rosas.

Após anos dedicados à música, Andréa vem descobrindo canções e composições de novos talentos. Seu fascínio pela arte musical fez a artista pesquisar compositores e resolveu prestigiar a cantora e amiga que vem se destacando com suas canções. Daniela Tourinho se sente À Vontade e empresta a letra da música – última faixa do Cd – que conclui o desfeche de uma relação, “se eu descer do salto se eu criar um caso sair do compasso vai dar tudo errado quem vacila perde o senso da verdade, viva a sua vida me deixe à vontade” Andréa apresenta e declara as três fases do amor em Sua Presença.

Nenhum comentário: