quinta-feira, 30 de agosto de 2007

O trabalho nos bastidores

Como a notícia chega ao telespectador


Por Anne Pinto




A correria dos bastidores, a notícia na hora exata, os plantões, o papel do apresentador, o que fazem os editores e redatores, reportagens externas, como colocar a notícia no ar e o que se passa por trás dela. Essas são algumas perguntas e curiosidades que os telespectadores gostariam de saber quando assistem a um telejornal. O processo de funcionamento das redações dos jornais, o que acontece, que outra atividade o apresentador exerce, qual o percurso que a notícia faz até chegar nas nossas casas. É importante e de decisão rápida.



Os telejornais da TV Bahia, por exemplo, possuem um estúdio padrão, com a tecnologia avançada e equipamentos de última geração. Trabalha levando a Bahia para o Brasil e para o mundo e vice – versa.



A redação é um dos principais setores do telejornalismo, ela tem um coração, que é a produção de pautas. É lá que são realizadas reuniões em que participam chefes de redação, de reportagem, e editores, onde estabelece – se as pautas que os repórteres vão fazer. A partir daí, os repórteres acompanhados de um cinegrafista e um assistente saem as ruas e fazem as entrevistas, as imagens e fecham o texto, que chamamos off, que é quando o repórter aparece na matéria. Reportagem pronta, as fitas voltam para a redação para serem editadas. E estão prontas para serem exibidas.Todos no jornal (apresentador, editor, redator, repórter) tem a função de ajudar na elaboração de pautas, dar sugestões e em alguns casos, como repórter de rede, editar as própriasmatérias. Antes de o jornal ir para ao ar, depois que as matérias estão prontas, o espelho do Jornal é fechado, as matérias são ajustadas pelo tempo para “afinar” o jornal.



Quando a notícia chega de última hora, o repórter normalmente por falta de tempo de edição faz o que chamamos de stand – up, uma gravação do texto, sem cortes de imagens, no tempo certo pedido pelo editor – chefe do jornal. Geralmente retira alguma matéria já editada por causa da afinação do tempo.



A notícia é a matéria prima da atividade jornalística. Para um fato ser notícia tem que ser de interesse público. Para entender o funcionamento de uma redação é importante compreender a diferença entre o interesse e a importância da notícia, seja ela de interesse público ou político. Os conceitos são difíceis de serem explicados. O que se tenta, sempre, é compatibilizar interesse e importância.



A intenção é sempre fazer pautas de interesse da sociedade, que ajudem as pessoas a ter acesso a serviços básicos como saúde, educação, saneamento, trabalho. O jornalismo hoje cada vez mais tem que ser voltado para o social tem que fazer a ponte entre o cidadão e o gestor público. O interesse passa a ser político, quando interessa diretamente ao dono da empresa, que se torna uma decisão editorial. A informação é muito importante para o jornalista, as fontes geralmente surgem das informações fornecidas por instituições ou personagens que testemunharam um evento de interesse público. Os repórteres têm a tarefa de selecionar e questionar essas fontes, colher dados e depoimentos. Seja pelo aspecto comercial ou social, a notícia tem importante relevância através dos telejornais que emitem todo tipo de informação. É o processo de formar a notícia e dessa forma leva aos telespectadores a realidade da sua cidade, estado ou país.



Fotografia: Cedida pelo Jornalista Giácomo Mancini.11.05.2005.




Nenhum comentário: